A Casa Sueli Carneiro, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, abre inscrições para a quarta edição do curso Fazedoras de Memória Negra — uma formação gratuita dedicada à valorização, ao registro e à difusão das memórias negras no Brasil.
Com carga horária total de 40 horas, o curso será realizado de forma remota, às terças-feiras, das 16h às 19h, entre os dias 27 de maio e 19 de agosto. A programação está organizada em quatro módulos: Temporalidades, memória e patrimônio; Arquivos – organização e pesquisa; Corpo e oralidade; e Território e narrativa.
“Eu acredito que esta quarta edição do Fazedoras de Memórias Negras segue o caminho das edições anteriores: propiciar um ambiente potente para troca de experiências, para uma formação política, onde as práticas comuns em torno da memória negra serão evocadas, enaltecidas e servirão como fonte motriz para pensarmos o protagonismo negro, reparação e bem-viver”, afirma Maitê Freitas, gerente de projetos da Casa Sueli Carneiro
O curso conta com a participação de 12 especialistas de diferentes áreas do conhecimento: Aline Mota, Anelis Assumpção, Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Itamar Vieira Júnior, Janaína Damaceno, Joana Flores, Nilma Bentes, Panamby Elton, Safira Moreira, Salloma Salomão, Sergio Pererê e Vânia Oliveira. Ao longo de todos os encontros, a educadora Lindinalva Barbosa e a pedagoga Mafuane Oliveira atuarão como facilitadoras, promovendo um ambiente propício à troca de saberes e ao aprendizado coletivo.
“Nesta quarta edição do projeto a expectativa é de seguir fortalecendo essas memórias para que, ao invés de sermos vistas apenas como “o outro”, sigamos protagonistas da nossa própria história, construindo um legado de autonomia e resistência”, relata Mafuane.
A última edição do curso registrou 1.247 inscrições, demonstrando o grande interesse das pessoas negras em trabalhar com o tema da memória negra. As edições anteriores do curso geraram a produção dos livros “Insumos para Ancoragem de Memória Negra“, “RAÍZES E ASAS: MEMÓRIA PARA AUTONOMIA NEGRA“, e “TESSITURAS E ESTRATÉGIAS: MEMÓRIAS NEGRAS ORGANIZADAS”, todos disponíveis no site da Casa Sueli Carneiro.
“Tendo início em meio aos imensos desafios provocados pela epidemia de COVID-19 no país, o Fazedoras de Memórias Negras se insurge como mais uma proposta potente e esperançada da ação do Movimento Negro contemporâneo, nos trazendo a memória da potencialidade que o povo negro construiu ao longo dos séculos neste pais, nos legando tesouros inestimáveis que são manancial e sustentáculo da cultura nacional”, expressa Lindinalva Barbosa
As três edições do curso podem ser acessadas no canal do YouTube da Casa Sueli Carneiro, proporcionando a continuidade do aprendizado e o acesso livre a todos os interessados.