O curso Dispositivo de Racialidade explora como o racismo se estrutura e perpetua em nossa sociedade, a partir do conceito de “dispositivo”, formulado por Michel Foucault e ampliado por Sueli Carneiro ao abordar racialidade. Gratuito e acessível online, o curso já está com inscrições abertas através da plataforma de educação a distância do Sesc Digital: sescsp.org.br/ead
Ao longo de seis aulas, são apresentadas reflexões essenciais retiradas da tese de doutorado de Sueli, defendida na Universidade de São Paulo e que deu origem ao livro Dispositivo de Racialidade (2023, Zahar). Além de teorias fundamentais, como o conceito de “contrato racial” de Charles Mills, o curso também aborda questões sobre o epistemicídio e a importância da ação coletiva para a resistência.
Testemunhos de ativistas do movimento negro, Edson Cardoso, Sônia Maria Pereira, Fátima Oliveira e Arnaldo Xavier, enriquecem o conteúdo, oferecendo uma perspectiva prática sobre o ativismo negro e a educação como ferramentas de emancipação.
Sobre Sueli Carneiro
Sueli Carneiro é uma importante liderança do movimento negro e do movimento de mulheres negras. É uma das fundadoras de Geledés – Instituto da Mulher Negra. Em 1999, aos 49 anos de idade, Sueli Carneiro ingressou na pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a orientação de Roseli Fischmann, onde desenvolveu a pesquisa que resultou na formulação do conceito “dispositivo de racialidade”. No exame de qualificação do mestrado, Sueli foi encaminhada para o doutorado direto e, em 2005, defendeu a tese “A construção do outro ser como não ser”. Em 2023, a tese de Sueli Carneiro foi publicada como livro pela Editora Zahar sob o título Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser.
Sobre o Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo, e uma plataforma online de cursos livres e gratuitos. Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital e sescsp.org.br/ead
Sueli Carneiro é uma importante liderança do movimento negro e do movimento de mulheres negras. É uma das fundadoras de Geledés – Instituto da Mulher Negra. Em 1999, aos 49 anos de idade, Sueli Carneiro ingressou na pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a orientação de Roseli Fischmann, onde desenvolveu a pesquisa que resultou na formulação do conceito “dispositivo de racialidade”. No exame de qualificação do mestrado, Sueli foi encaminhada para o doutorado direto e, em 2005, defendeu a tese “A Construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser”.
Em 2023, a tese de Sueli Carneiro foi publicada como livro pela Editora Zahar sob o título Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser.
• Apresentação
• Aula 1: Dirijo-me a ti, eu hegemônico
• Aula 2: Branquitude e poder
• Aula 3: Biopoder: negritude sob o signo da morte
• Aula 4: Epistemicídio e interdições
• Aula 5.1: Resistências – Parte 1
• Aula 5.2: Resistências – Parte 2
• Aula 6: Educação e cuidado de si
Das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Professora Gioconda Mussolini, 259 – Jardim Rizzo, São Paulo – SP, 05587-120