Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:

Residência

A Residência Casa Sueli Carneiro é um espaço de encontro, troca e reflexão para estudantes, artistas, pesquisadores e ativistas de diferentes áreas. O objetivo é aprofundar abordagens teóricas e práticas que dialoguem com legado, memória e epistemologias negras. Além disso, o programa de residência oferece: acesso aos cursos em andamento; acompanhamento, elaboração e execução de projetos; avaliação; participação, criação e execução de atividades em conjunto com a equipe da Casa Sueli Carneiro e orientadores convidados. 

 

Áreas da Residência Casa Sueli Carneiro: 

  • Ativismo 

  • Comunicação 

  • Acervos 

  • Educação Popular

  • Pesquisa Acadêmica

  • Memória Negra

  • Cultura Popular 

  • Racismo Ambiental 

  • Artes: dança, teatro, performance, literatura, artes visuais, música.

 

São oferecidos dois formatos de residência:

  1. candidatura espontânea: a pessoa interessada envia a sua proposta para a Casa Sueli Carneiro e esta estará sujeita a aprovação. Considere que o número de pessoas recebidas por meio de candidatura espontânea será limitada às adequações técnicas e facilidades oferecidas pela Casa, segundo as possibilidades de suporte da Casa para o período ao qual você está inscrevendo a sua proposta.

 

  1. convocatória aberta: chamada pública, sujeita a processo de seleção. 

Nesta modalidade, a Casa Sueli Carneiro oferece:

  • Encontros de supervisão e acompanhamento com uma orientadora.

  • acesso ao espaço físico e virtual da Casa: acervo, biblioteca, áreas de trabalho, participação das atividades da Casa, suporte técnico da equipe de comunicação.

  • criação de um livro virtual ou físico como resultado da residência 

  • criação de um vídeo – documentário do processo da residência

 

Duração: 1 à 3 meses

 

  1. Número de residentes por ciclo: Máximo 3 residentes 

 

  1. Apoio: A Casa SC não oferece suporte financeiro ou acomodação a residentes. Mas oferecemos carta- convite para os residentes que precisam aplicar para bolsas e afins. Além de  indicações de acomodação na região do Butantã.

 

Os participantes da residência terão acompanhamento artístico, teórico e curatorial que visam incentivar e ampliar o alcance das ações do projeto e o aprofundando dos processos de trabalho, pesquisas e criações artísticas ao longo da residência. 

 

A Casa oferecerá suporte técnico para consulta e acesso ao material do acervo, uso ilimitado do espaço comum físico para trabalho diário e assim como para a realização de atividades, oficinas, conversas, coordenadas pelos residentes ao longo da residência. 

E também possíveis espaços alternativos de trabalho com instituições parceiras.

 

A residência também oferece apoio técnico da nossa equipe de comunicação para divulgação do processo, atividades e resultados nos nossos canais e redes sociais. 

 

Como parte do cuidado de memória, criação de novas narrativas e acervos negros, a Residência Casa Sueli Carneiro oferece a criaçao de um livro (digital ou impresso, a definir) em que a pessoa residente compratilhará o processo e os resultados da residência para o público geral. Esse material estará disponível para o público no nosso site e acervo virtual, compondo a biblioteca e acervo da Casa Sueli Carneiro.E também a criação de um vídeo-documentário realizado pela nossa equipe de comunicação.

 

Estrutura:

 

  1. Roda aberta: Residentes apresentam seu projeto para o público geral no início da residência.

Formato: Híbrido

 

  1. Roda da partilha: Residentes promovem encontros, oficinas e/ou apresentações sobre o projeto ao longo da residência.

Formato: Híbrido

 

  1. Diálogos com orientação: encontros com orientadores em grupo e/ou individual 

Formato: Híbrido

 

  1. Roda de fechamento: Apresentação do processo e resultados com a comunidade.

Formato: Híbrido