CASA SUELI CARNEIRO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA PROJETOS DE BIOGRAFIAS DE MULHERES NEGRAS 

Em parceria com a OAK Foundation e o Incube, a  Casa Sueli Carneiro lança o edital Biografias Fundamentais de Mulheres Negras Insurgentes, uma chamada pública para seleção de cinco projetos biográficos inéditos dedicados à vida, trajetória e legado de mulheres negras quilombolas e/ou periféricas, nascidas a partir da década de 1950. 

O edital é voltado exclusivamente para autoras e autores negros, o edital convida lideranças sociais, pesquisadoras(es), coletivos, organizações da sociedade civil e agentes comunitários a apresentarem propostas que resgatem e celebrem a atuação de mulheres reconhecidas em seus territórios por sua liderança política, compromisso comunitário e defesa da justiça racial e social no Brasil.

Cada proposta selecionada representará uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). As mulheres biografadas devem ser figuras marcantes em suas comunidades por sua atuação na luta, no cuidado, na organização política e no ativismo.

As inscrições estarão abertas de 25 de julho a 5 de agosto de 2025, por meio de formulário online. O resultado será divulgado em 5 de setembro de 2025 no site e nas redes sociais da Casa Sueli Carneiro.

Além das biografias, o projeto contempla a produção de uma publicação digital que reunirá os aprendizados e metodologias inspiradas nas trajetórias dessas mulheres, sistematizando seus legados. Além das publicações, os  projetos selecionados receberão:

  • Bolsa-auxílio de R$ 5.000,00 para desenvolvimento da Biografia ;
  • Bolsa-auxílio de R$ 3.000,00 para cada biografada;
  • Participação em um episódio da série de videocast “Testemunhos”;
  • Integração à exposição fotográfica “A Política é Nossa”, que celebrará a presença e as conquistas dessas mulheres em seus territórios.

Serão priorizadas propostas que apresentem relevância da liderança indicada (com atuação a partir das décadas de 1970/1980), demonstrem vínculo direto com os territórios quilombolas ou periféricos, diversidade regional e etária entre os candidatos. Para maiores informações acesse o edital:

Pesquisar