Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Casa Sueli Carneiro
Programação

1º Festival Casa Sueli Carneiro

Durante o mês de junho
18:00h

1º Festival Casa Sueli Carneiro comemora durante o mês de junho os 72 anos da filósofa e ativista da causa negra com leituras de peças e textos, debates, lançamentos, shows e homenagens presenciais e online

No dia 24 de junho, uma das mais importantes intelectuais do Brasil completa 72 anos: a filósofa e ativista dos Direitos Humanos, contra o racismo e o sexismo Sueli Carneiro. Por isso, a instituição que leva seu nome e funciona no imóvel onde ela residiu por 40 anos realiza nesse mês o 1º Festival Casa Sueli Carneiro. É uma grande celebração que traz ao longo de junho uma série de leituras, debates, lançamentos, shows e homenagens, tanto presenciais quanto online. São mais de 20 atividades culturais e artísticas que iluminam a produção intelectual das mulheres negras.

A curadoria do evento é das escritoras Bianca Santana e Cidinha da Silva, além de Natália de Sena Carneiro, sobrinha de Sueli e coordenadora de comunicação da instituição. Foi Natália que ouviu de sua tia a frase que inspirou a criação do Festival: “assim quero comemorar 70 anos todos os anos”.

A aniversariante se referia às comemorações online organizadas por Cidinha em 2020, nas quais pessoas diversas do mundo das artes e da política foram convidadas a homenagear a intelectual. Assim, o Festival surge com a intenção de ser anual, sendo esta sua edição de estreia.

A partir do dia 1º de junho (quarta), começam as atividades, com a primeira Maratona de leitura de autoras negras, às 18h. Serão ao todo 12 intelectuais negras convidadas que farão leituras apresentando suas produções nos dias 5, 8, 10, 12, 14, 17, 18, 22, 24, 26 e 30 de junho, sempre às 18h, em vídeos exibidos pelo Youtube da Casa Sueli Carneiro.

Como não poderia deixar de ser, a festa de aniversário de Sueli Carneiro, no dia 24 de junho, é o grande destaque da programação. O evento será realizado às 19h no Instituto Nzinga da Capoeira Angola e de Tradições Educativas Banto no Brasil, e traz:

O lançamento do livro Mulheres que gingam, de Janja Araújo, fundadora e coordenadora do Instituto Nzinga, mestra de capoeira e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia/UFBA

Roda de capoeira com a Orquestra Nzinga de Berimbaus

Show-homenagem a Sueli Carneiro com o sambista Tião Carvalho

Outros destaques da programação são as homenagens Viva Tereza Santos! (11/6, às 15h), Viva Benedita da Silva! (18/6, às 15h) e Viva Fátima Oliveira (19/6, às 15h), mulheres fundamentais na trajetória de Sueli Carneiro e na luta pelos direitos das mulheres negras no Brasil. É uma reverência à memória e ao legado de cada uma delas com muita alegria, contando boas histórias.

Compartilhar