Em parceria com o Instituto Beja, a Casa Sueli Carneiro recebe, neste segundo semestre, os ativistas e pesquisadores Trevor Smith, Vanessa Oliveira e Juliana Borges para dialogar a partir de suas experiências e ativismo as estratégias de construir políticas de reparação para comunidade negra na diáspora.
“Encontros da Casa”, acontecerá no dia 26/11, terça-feira, das 17h às 19h, na Casa Sueli Carneiro. Inscreva-se aqui.
Trevor Smith é cofundador e diretor executivo do BLIS Collective. Ele é escritor, pesquisador e estrategista, com foco em desigualdade racial, desigualdade de riqueza, reparações e mudança de narrativa. Anteriormente, foi diretor de Mudança de Narrativa na Liberation Ventures, uma organização que acelera o movimento por reparações liderado por negros, onde lançou o Reparations Narrative Lab, um espaço criativo e de pesquisa para construir poder narrativo no movimento por reparações. Smith também trabalhou em cargos de programa e comunicação na Fundação Surdna, União das Liberdades Civis de Nova York, Centro de Orçamento e Prioridades Políticas e M+R Strategic Services. Atualmente, reside em Lenapehoking, território que hoje conhecemos como a cidade de Nova York.
Juliana Borges traz a perspectiva do feminismo negro, reparação histórica e política de drogas, que impacta diretamente a população negra brasileira. Ela atua na Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, é conselheira da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e estuda Segurança Pública. Juliana se posiciona como feminista negra decolonial, antiproibicionista e antipunitivista, além de ser colunista da Revista 451.
A mediação será conduzida por Vanessa Oliveira, especialista em estudos latino-americanos, que irá propor e costurar o debate.
A vinda de Trevor Smith ao Brasil, viabilizada pelo Instituto Beja, tem como objetivo construir uma rede de ativistas, militantes e pensadores negros, fomentando uma comunidade que continua cultivando a luta antirracista e pela emancipação das populações marginalizadas. Ao realizar o encontro na Casa Sueli Carneiro, as organizações também destacam a importância de se conectar com aqueles que vieram antes, para seguir no presente e no futuro com lucidez e consciência.
É um convite à criação de novas tecnologias e ferramentas de luta, além do compartilhamento de histórias e mecanismos usados no Brasil para a reparação histórica da população negra.
O Encontro da Casa com Trevor Smith, Juliana Borges e Vanessa Oliveira é gratuito. Para participar presencialmente ou de forma virtual, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui!