Entre janeiro e novembro de 2024, o Disque 100, canal criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu cerca de 5,2 mil denúncias de racismo e injúria racial, dados divulgados pela MIDCH em 20 de novembro. Ainda no mesmo ano, 69% das vítimas de violência policial eram pretas e pardas, jovens, e moradoras das periferias de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A Casa Sueli Carneiro se soma à campanha de 21 dias de ativismo pois entendemos que para construir uma sociedade que não se acovarde aos crimes de racismo, é necessário conquistar corações e mentes de pessoas que se comprometam com essa luta. Enquanto proposta, traremos tres atividades no mês de março: o curso Introdução ao pensamento de Lélia Gonzalez; Palestra Memória negra como estratégia política: a Casa Sueli Carneiro e o projeto Constelações de Memória Negra; e uma aula aberta com Sueli Carneiro em colaboração com Sesc EAD.
A campanha 21 de ativismo contra o racismo nasceu em 2017, para marcar o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, decretado pela ONU por conta do “Massacre de Shaperville”, em Joanesburgo, África do Sul, em 1960, durante o governo Apartheid. Atualmente, é liderada por Luciene Lacerda e Luiz Fernandes de Oliveira.
“A nossa participação na campanha fortalece tanto a campanha quanto a Casa, nas ações de promoção de direitos humanos”, pontua Natalia Neris, Coordenadora de Incidência Política da Casa Sueli Carneiro.
Saiba como participar de nossas atividades
Introdução ao Pensamento de Lélia Gonzalez
O curso Introdução ao pensamento de Lélia González tem como objetivo estimular a leitura da obra de Lélia Gonzaléz e o interesse das pessoas pela atuação política dessa importante militante do movimento negro e do movimento de mulheres negras. Por meio dessa iniciativa, também queremos oferecer recursos para a implementação da lei 11.645/2008 (antiga lei 10.639) que determina o ensino da cultura e da História da África e dos afro-descendentes e, também, a lei 14.986/2024 que determina o ensino da História das Mulheres.
Ao longo do percurso formativo, vamos estudar os textos escritos por Lélia e a atuação política dela; analisar documentos históricos produzidos por ela e outras fontes disponíveis no Acervo Sueli Carneiro. Além disso, vamos conhecer a produção e a trajetória de Lélia González, as influências dessa ativista no pensamento, militância e na obra de Sueli Carneiro; a importância de Lélia para a o pensamento social brasileiro; a História e a contribuição do movimento negro e do movimento de mulheres negras para a política e a cultura brasileira a partir da perspectiva de Lélia González.
Inscrições encerradas
Aula aberta, pública e gratuita com Sueli Carneiro a partir do curso Dispositivo de Racialidade, em colaboração com o Sesc EAD
Lançado em novembro de 2024, o curso Dispositivo de Racialidade, organizado pela Casa Sueli Carneiro em parceria com o Sesc EAD, tem como objetivo aprofundar a tese de Sueli Carneiro “Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser”, publicada como livro em 2023 pela Editora Zahar. O curso reúne uma série de vídeos com Sueli Carneiro explicando o seu pensamento filosófico e a construção da tese, além de costuras com representação de outros e outras pensadore e pensadoras, negros e negras, que apoiaram e dialogaram com a trajetória de Sueli Carneiro.
Para complementar a experiência do curso assíncrono, o Sesc EAD em conjunto com a Casa Sueli Carneiro, irá transmitir uma aula aberta com a filósofa, respondendo algumas perguntas enviadas pelos e pelas participantes do curso. A aula será dia 21/03/2025, na parte da noite, online e gratuita, no canal de youtube do Sesc e Casa Sueli Carneiro.
Roda: Memória negra como estratégia política: a Casa Sueli Carneiro e o projeto Constelações de Memória Negra
Em 2024 lançamos o projeto Constelações de Memória Negra, refletindo sobre a memória como um ato político e transformador. Como parte da Campanha 21 dias de Ativismo Contra o Racismo, discutiremos estratégias para fortalecer redes de organizações dedicadas a esse tema, ampliando o impacto do resgate e difusão dos saberes da população negra no Brasil. Participe! A atividade ocorrerá no dia 19/03 às 19h.
Formato: online
Data e horário: 19/03, quarta-feira, das 19h às 20h30
Inscrições: bit.ly/csc-roda-constelacoes
Encerramento de inscrições: dia 18/03, terça-feira, às 18h.