Luz, câmera e ação, são termos mais que conhecidos, no entanto, o mundo do audiovisual pode ser desafiador para algumas pessoas, principalmente para pessoas negras, LGBTQIA + e periféricas, que encontram no campo da sétima arte barreiras estruturais de acesso.
O registro da memória é necessário e contínuo, e não precisa ser feito com equipamentos caros ou grandes orçamentos. Gravar nossas histórias, nossos ancestrais, quintais, familiares e vivências de forma eficiente, bonita e acessível é possível!
Thiago Fernandes, diretor de cinema, documentarista, fotógrafo e editor, pai e pessoa com deficiência, é um dos residentes do Programa de Residências 2024 da nossa Casa. Seu projeto, desenvolvido ao longo do segundo semestre deste ano, foi o filme “O Brigue de Bracuí”, que conta a história do Quilombo de Santa Rita do Bracuí, território situado em Angra dos Reis- RJ, dentre as atividades do Quilombo está a preservação da memória e história do Navio Tumbeiro Brigue, chamado de “Camargo”. O filme de Thiago tem como narrativa as vivências do quilombo, as lutas e as resistências cotidianas da comunidade, além de investigar a história do Navio e sua ligação com o território.
Como forma de potencializar o registros de narrativas, a partir da memória e do legado de Sueli Carneiro e da sua pesquisa em relação ao audiovisual, o residente irá realizar uma oficina de filme de baixo custo, ensinando não só técnicas de cinema, mas como construir um roteiro e gravar com o celular, assegurando a qualidade da imagem e do som! A atividade é gratuita, presencial, mediante inscrição prévia e ocorrerá na nossa Casa.
Mais sobre Thiago Fernandes, diretor de cinema
É diretor de Cinema, documentarista, fotógrafo e editor, pai e pcd. Atuou como articulador comunitário no Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual. É co-fundador da Produtora TOCO FILMES. Produziu pela organização Soweto as campanhas EU AFRICANIZO SP e EU PAREÇO SUSPEITO?. Integra e coordena a TV UNEafro na Uneafro Brasil, colabora com comunicação e construção da Coalizão Negra por Direitos onde produziu diversas peças publicitárias da campanha emergencial TEM GENTE COM FOME. Na sua filmografia, destacam-se, os filmes como -TEM DONO- CASA NA MARRA – EU PAREÇO SUSPEITO? – MARGENS – PANDEMIA DA FOME – FENESTRA – WEB SÉRIE RACISMO AMBIENTAL TERRAS, TERRITÓRIOS E TECNOLOGIAS. Organiza junto com o coletivo CIMM- (Cinema no meio do Mundo) o FESTCIMM – Festival de Cinema do Meio do Mundo, e a plataforma de cinema do meio do mundo PLAYCIMM. É assossiado da APAN (Assossiação dos profissionais do Audiovisual negro).
Serviço
Oficina de filme de baixo custo
Dia 07/12, das 10h às 13h
Endereço: Rua Professora Gioconda Mussolini, 259, Jd Rizzo, Butantã – SP
Metrô mais próximo: estação Butantã Inscrições: bit.ly/inscricoes-oficina-thiago