Programação

Rodas das Artes com Andréia Alves e medição de Luanda Carneiro Jacoel

30/08
17h

A Casa Sueli Carneiro tem o prazer em convidar você a participar da primeira edição das nossas Rodas das Artes. 

As Rodas das Artes são conversas com artistas afrodiaspóricos de diferentes áreas como performance, artes visuais, dança, música, slam, teatro… sobre processo criativo, mercado, visibilidade, narrativas negras, autoria, arte e ativismo.

Andréia Alves – mulher cis, negra, lésbica, mãe, feminista, é dançarina, pós-graduada em dança e consciência corporal, educadora social e analista em gestão de pessoas. Seu corpo político aborda através da dança e da performance questões étnico-raciais, gênero e sexualidade, trabalhando as mesmas questões em suas aulas de dança afro, principalmente, através da dança dos orixás. Dança no grupo Ilú Oba de Min há 17 anos e é uma das coordenadoras do corpo de dança. Atuou no filme Mulheres Negras: projetos de Mundo, onde faz uma dança/narrativa de conexão ancestral. É uma das colaboradoras para a construção da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, atuando nos grupos de trabalho de finanças, projetos e comunicação. É uma das idealizadoras e coordenadora geral no projeto “Narrativas de Liberdade” da MMNSP, organizadora e escritora do livro Narrativas de Liberdade e das cartilhas Um convite a organização coletiva e e é Idealizadora e performer no Projeto “Biografias…Fragmentos…”. Está iniciando uma aventura no universo do audiovisual como diretora do documentário Como é ser mãe de meninos pretos em uma sociedade racista para o QUEBRANDO O TABU.

Luanda Carneiro Jacoel é artista da performancesua pesquisa é direcionada para questões de ancestralidade, memória e temporalidade no corpo afrodiaspórico. Seu trabalho tem cruzado fronteiras entre a dança, instalação,vídeo, ritual e performance. 

É Mestra em Performance pela Norwegian Theatre Academy (NTA ) na Noruega, dançarina formada em Comunicação das Artes do Corpo –  PUC-SP e educadora somática pelo Somatic Movement Institute (SMI) na Holanda. Atualmente é artista residente do projeto MANIFEST: novas perspectivas artísticas sobre as memórias do comércio transatlântico de pessoas escravizadas é um projeto artístico que através de uma abordagem interdisciplinar  busca interligar arte e memória visando uma contribuição crítica na reimaginação da memória coletiva da Europa sobre o comércio transatlântico de pessoas escravizadas. Artista convidada do projeto “SEA MATTERS”  laboratório de pedagogia e pesquisa performática baseado em narrativas transatlânticas compartilhadas repensando o poder institucional além das fronteiras, onde ecologia, justiça social e prática artística estão conectadas, pelas universidades Norwegian Theatre Academy (NTA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Data: 30.08

Horário: 17:00

DURAÇÃO

2 horas   

PLATAFORMA

Goggle Meet & Casa Sueli Carneiro 

NÚMERO DE VAGAS

50 Inscrições 

Compartilhar
Pesquisar