Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Programação

Rodas Intelectuais com Carolina Pinho e Eliane Cavalleiro

25/08
19H

A Casa Sueli Carneiro realiza terceiro encontro de Rodas Intelectuais.  

Este mês, teremos a presença de Carolina Pinho para falar a respeito das questões levantadas na coletânea Pedagogia Feminista Negra: Primeiras Aproximações.

O encontro também trará como debatedora, a doutora  Eliane Cavalleiro e o diálogo será facilitado por Ana Flávia Magalhães e Luanda Carneiro Jacoel.

As Rodas são parte da programação da Casa SC e tem como objetivo gerar um espaço de encontro, troca e diálogo entre intelectuais negros(as), sobre suas obras, produções e desafios dentro e fora da academia.

Sobre  Carolina Pinho:

Possui doutorado em Educação pela UNICAMP e mestrado pela mesma instituição, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Technische Universität Braunschweig, na Alemanha.  Realiza pesquisas na área de educação, epistemologia e movimentos sociais, com ênfase em formação de professores. É professora na área de prática de ensino na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde coordena o Curso de Extensão em Pedagogia Feminista Negra. É organizadora do livro Pedagogia Feminista Negra: Primeiras aproximações (VENETA, 2022)


Sobre Eliane Cavalleiro:

É doutora (2003) e mestre (1998) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Foi consultora da UNESCO, na Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC, 2005), responsável pelo desenvolvimento da pesquisa: Discriminación y Pluralismo: Valorando la Diversidade em la Escuela. Atuou como Coordenadora Geral de Diversidade e Inclusão Educacional, na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC, 2004-2006). Possui diversas publicações, entre elas os livros: Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil (Contexto, 2000); Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola (Selo Negro/Summus, 2001).Foi tutora do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PET-UnB) (2007-2009) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) (2008-2010). Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB). Atualmente é pesquisadora visitante no César E. Chávez Institute/ SFSU. 

Data: 25 de agosto

Horário: 19h

Vagas: 50

Plataforma: Google Meet

Duração: 2 horas

Compartilhar