Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Programação

Rodas Literárias com Marcelo D’Salete 

05/11
14h

A Casa Sueli Carneiro tem o prazer em convidar você a participar das nossas Rodas Literárias. As Rodas são parte da programação da Casa SC e tem como objetivo gerar um espaço de conversas com escritores(as) negros sobre processos de criação na escrita, oralidade, narrativas negras, autoria quilombola, intergeracionalidade, vozes ausentes, racismo editoral, produção, mercado e afro- bibliodiversidade. Em 2022, ela acontecerá uma vez ao mês, serão 7 convidados, cada qual trazendo um aspecto da Roda.

Sobre a Roda 

Narrar a partir de HQ numa sociedade de imagens torna a narrativa mais acessível?

Um professor de Artes visuais e uma escola cada vez mais multiétnica: como ler imagens em tempos de soberania Fake?

Construção e Desconstrução de imagens associadas à população negra, o que a empodera? 

Palmares: experiência da mesma altura que as estratégias holandesas na mesma região?  

O que o circuito literário está aprendendo com o ganhador do Eisner, o maior prêmio de quadrinhos do mundo?

Sobre Marcelo D’Salete 

É autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico, é graduado e mestre em artes plásticas.

Publicou o álbum Cumbe (Veneta, 176 páginas, 2014), que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. O livro foi publicado em Portugal, França, Áustria, Itália, Espanha e EUA (Fantagraphics). Cumbe foi selecionado pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio, Plano Ler + como recomendação de leitura para escolas de Portugal e premiado no Eisner Awards 2018 na categoria Best U.S. Edition of International Material. 


Angola Janga – Uma história de Palmares (Veneta, 432 páginas, 2017) trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecidos como Quilombo dos Palmares. Angola Janga foi agraciado pelo Prêmio Grampo Ouro 2018, HQMIX 2018, Jabuti 2018 e o Rudolph Dirks Award 2019 (Melhor Roteiro América do Sul). A obra foi selecionada pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio. O livro foi publicado também na França, Portugal, Áustria, Espanha, Polônia e EUA.


A obra Encruzilhada (Veneta, 160 páginas), relançada em 2016, versa sobre violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.

  • Curadoria: Heloísa Pires
  • Assistente// Produção: Luanda Carneiro Jacoel & Casa Sueli Carneiro
  • Comunicação: Natália de Sena Carneiro & Casa Sueli Carneiro

DATA

05.11 às 14:00

PLATAFORMA

Goggle Meet & Casa Sueli Carneiro 

DURAÇÃO

1hora e meia  

NÚMERO DE VAGAS

50 Inscrições

INSCRIÇÃO

Mediante formulário 

Compartilhar