Grupos de Leitura: Conheça o projeto

O edital Grupos de Leitura é uma iniciativa da Casa Sueli Carneiro em parceria com a Fundação Ford para apoiar o trabalho de grupos de leitura pelo país em diferentes estados a se engajarem com autores negros. Além de adquirir livros de escritoras e escritores negros, o programa também engloba um acompanhamento por parte da Casa, encontros entre os grupos e a integração desses grupos em rede.

Além da produção de conteúdos nas próprias plataformas e páginas dos grupos, nessa conversa com a responsável pelo acompanhamento dos grupos da iniciativa Bebel Nepomoceno ela conta sobre os primeiros resultados e o impacto para os grupos selecionados no edital.

Bebel se juntou ao time da Casa Sueli Carneiro em meados de outubro de 2025 para tratar dos projetos. Um dos projetos que precisavam ser tocados era o Edital Grupo de Leituras. Nesse sentido, com o apoio da equipe e atuação direta do financeiro, contatamos os 50 grupos selecionados para confirmação dos dados constantes do formulário de inscrição, particularmente o endereço e o título da obra escolhida. A partir desses contatos teve início a aquisição dos 500 exemplares (títulos distintos) – todos os livros de autoria negra –  que seriam distribuídos aos grupos selecionados. Vale ressaltar que até meados de dezembro, grande parte dos volumes já tinham sido expedidos. O Edital contemplou Grupos de Leitura em todas as cinco regiões do Brasil.  

No entendimento dela, a iniciativa está totalmente de acordo com os objetivos primeiros da Casa Sueli Carneiro:. “O Edital de Apoio a Grupos de Leitura fomenta a leitura e conhecimento de obras de autores e autoras negros e negras, estimulando o pensamento crítico, a valorização da cultura brasileira, a visibilidade de uma produção negra que, em geral, não ganha o protagonismo nas rodas literárias ou no ambiente acadêmico”. Bebel ainda pontua que “ao fazer isso, o projeto  trabalha e incentiva a memória negra, ao produzir registros dos encontros de leitura e das ações das comunidades negras nas quais muitos dos grupos se inserem.” 

Cada grupo selecionado recebeu dez exemplares do título solicitado e eles têm autonomia para conduzir os encontros de leitura da forma que acharem mais adequadamente. É plausível pensar que esses dez exemplares vão circular de forma ampla, reverberar para além dos grupos constituídos. E quem sabe, poderão mesmo ser o pontapé inicial de formação de bibliotecas comunitárias. 

Nas próximas semanas iremos compartilhar aqui no site da Casa Sueli Carneiro a trajetória de alguns desses grupos escolhidos nas cinco regiões. 

Assista ao vídeo explicando o projeto.

Pesquisar