Ler o Brasil

É urgente aprendermos a olhar para a realidade social brasileira de uma perspectiva negra e não colonial.  Com o olhar crítico aprimorado, teremos mais condição de nos organizarmos politicamente e não embarcarmos em desinformação, notícia falsa, discurso de ódio. 

O projeto Ler o Brasil foi criado pela Casa Sueli Carneiro com o objetivo de fortalecer comunidades negras pela ampliação de seu acesso à informação e de sua autonomia, em um cenário crescente de violência, polarização e desinformação. A primeira fase do projeto é um curso online com Conceição Evaristo, Edson Cardoso, Muniz Sodré e Sueli Carneiro. Que lentes cada um desses grandes intelectuais negros nos oferece para compreendermos nossa história e nosso presente?

A recepção do curso foi um sucesso. Tivemos 15.115 pessoas inscritas na primeira edição, iniciada ainda em 2022. Mas o conhecimento compartilhado virtualmente também precisa ser espalhado no presencial, em cada canto do país. Então mapeamos dentre as pessoas que fizeram o curso, quem se interessava em promover  grupos de leitura em seus territórios, a partir da bibliografia do curso.  Selecionamos 51 grupos de leitura para apoiar com o envio de 10 exemplares do livro escolhido pelo grupo. Distribuimos 510 livros citados por professores e participantes do curso Ler o Brasil.

Com o engajamento dos grupos de leitura, ficou nítida a necessidade de fomentar espaços permanentes de encontro a partir da leitura.. Então no dia 5 de outubro de 2023, lançamos um edital para apoiar financeiramente a criação ou a estruturação de salas de leitura, uma em cada região do país. O público-alvo deste edital foram as coordenadoras e coordenadores dos grupos de geitura – Ler o Brasil.

A Casa Sueli Carneiro ofereceu apoio técnico e financeiro para a estruturação e a manutenção das salas de leitura. O apoio técnico consistiu em uma formação em 3 etapas: sustentabilidade da sala de leitura, acompanhamento de uma bibliotecária e formação política. O apoio financeiro de R$ 10.000,00 era destinado à compra de livros e  ao pagamento de uma bolsa para uma monitora/monitor da sala de leitura pelo período de 6 meses.

Confira agora os grupos e salas do Ler o Brasil.

Pesquisar