O IV Festival Casa Sueli Carneiro realiza, no dia 28 de junho (sábado), às 10h, o encontro “Marcha das Mulheres Negras: mobilizando o território”, com a participação de Juliana Gonçalves (Marcha das Mulheres Negras de São Paulo), Neon Cunha (ativista independente) e Lenny Blue (Movimento Negro Unificado), sob mediação de Natália Neris, pesquisadora e diretora de incidência da Casa Sueli Carneiro. A atividade acontece na sede da Casa (Rua Prof. Gioconda Mussolini, 259 – Jardim Rizzo, São Paulo – SP), com entrada gratuita e vagas limitadas.
Esta atividade integra as Rodas Ativistas da Casa Sueli Carneiro, que têm como objetivo gerar um espaço de encontro, troca e diálogo com ativistas negros antirracistas da diáspora. Por meio dessa iniciativa, buscamos apoiar e visibilizar a militância negra, fortalecer redes de atuação e ampliar o alcance do movimento negro brasileiro em diálogo com os temas centrais do cenário político nacional.
A roda propõe uma reflexão sobre a Marcha das Mulheres Negras como prática de mobilização política, produção coletiva de memória e ocupação de territórios a partir de corpos e saberes negros em movimento. As convidadas compartilham experiências de articulação da Marcha em São Paulo, destacando desafios, conquistas e potências desse gesto coletivo que é, ao mesmo tempo, ato político e cuidado coletivo
Sobre as participantes
Juliana Gonçalves é jornalista e ativista da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo. Atua com comunicação antirracista e feminismo negro, tendo contribuído para veículos independentes e institutos de pesquisa.
Neon Cunha Mulher, negra, ameríndia e transgênera questionadora da branquidade e cisgêneridade tóxicas. Uma das mais reconhecidas vozes da despatologização das identidades trans no Brasil, integra diversas iniciativas e espaços como ativista independente. É patrona da Casa Neon Cunha, espaço de acolhimento LGBTQIA+ do ABC Paulista.
Lenny Blue 71, Mãe e Avó, advogada ativista racial e feminista, escritora, mestranda no Programa de pós graduação ciências humanas e sociais na UFABC, co-fundadora do MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO-SP, membra do Conselho dos Griots do MNU-SP, membra do IANB – Instituto Advocacia Negra Brasileira, marchante da Marcha das Mulheres Negras São Paulo, Pesquisadora Interseccional no campo do Feminismo Negro e Envelhecimento Feminino. Professora de Tai Chi Pai Lin (afro chi). Lançou seu primeiro livro: Idosidades – Crônicas para Inspirar Tâmaras, editora Matrioska , na Bienal do Livro 2024 em São Paulo. Lattes = 1024524746672460
Natália Neris, mediadora do encontro, é doutora em direitos humanos pela USP e diretora de incidência da Casa Sueli Carneiro. Atua com políticas públicas, justiça racial e mobilização comunitária.
O IV Festival Casa Sueli Carneiro acontece entre os dias 24 e 29 de junho de 2025, com o tema “Memória Negra e Reparação em Afluência”, celebrando o legado de Sueli Carneiro por meio de uma programação diversa em múltiplos territórios e linguagens.
O festival conta com o apoio do PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e é financiado pelo Grupo Dasa.