Como parte da programação do IV Festival Casa Sueli Carneiro, a Casa realiza no dia 26 de junho (quinta-feira), às 10h, o Encontros da Casa, com o diálogo entre Liliane Braga (Ndembwemi) e Nadia Sanger. A conversa contará com mediação de Luanda Carneiro Jacoel. A atividade será realizada na em formato online
Feministas negras das Ciências Humanas têm conciliado a escrita criativa ao conhecimento teórico, tensionando as margens entre arte e pensamento. Este Encontro da Casa propõe uma conversa sobre a busca por comunidades criativas diante da hegemonia da episteme euro-ocidental, que historicamente sufoca saberes negros e feministas nos meios acadêmicos.
Liliane Braga (Ndembwemi), ex-residente da Casa Sueli Carneiro, e Nadia Sanger, professora sul-africana, compartilham perspectivas sobre como teoria crítica, ficção e vivência se entrelaçam em produções que desafiam as lógicas coloniais de representação. A conversa também abordará a coletânea Racism, Violence, Betrayals and New Imaginaries: Feminist Voices (2022), organizada por Sanger, na qual Liliane e sua irmã Luciana Braga assinam um conto ficcional baseado em pesquisas acadêmicas.
Sobre as participantes
Liliane Braga (Kota Ndembwemi) é kota maganza no terreiro Inzo Tumbansi, doutora em História Social pela PUC-SP e pensadora do campo dos Estudos Culturais. Atua como consultora e formadora em temas de história e cultura africana e afrodiaspórica. É ex-alumna do Programa de Residência da Casa Sueli Carneiro. Seu livro “Cinemas afrodiaspóricos em face de regimes racializados de representação” será publicado em 2025 pelo selo Autorias Negras (EDUC).
Nadia Sanger é professora associada no Departamento de Estudos Ingleses da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul. Sua pesquisa transita pelas Humanidades e Ciências Sociais, com ênfase em Teoria Crítica da Raça, Estudos Feministas e Futurismo Africano. É co-editora das coletâneas Racism, Violence, Betrayals and New Imaginaries: Feminist Voices (2022) e Feeling Lives: An Intersectional Exploration of Past Experiences and Present Living (2024).
Luanda Carneiro Jacoel, mediadora do encontro, é artista da performance e diretora do legado da Casa Sueli Carneiro. Seu trabalho investiga ancestralidade, memória e temporalidade a partir do corpo afrodiaspórico. É doutoranda em performance e audiovisual na Norwegian Film School (INN) e na Norwegian Theatre Academy (NTA).
Os Encontros da Casa são espaços de escuta, diálogo e partilha entre a Casa Sueli Carneiro, coletivos, comunidades e instituições parceiras. Neles, são realizadas atividades que dialogam com os eixos que orientam a atuação da Casa: memória negra, ativismo político, cultura e educação comprometida com a justiça racial.
O IV Festival Casa Sueli Carneiro acontece entre os dias 24 e 29 de junho de 2025, com o tema “Memória Negra e Reparação em Afluência”. A programação celebra o legado da filósofa e ativista Sueli Carneiro por meio de ações culturais, artísticas e formativas em diferentes territórios e linguagens, reunindo vozes e experiências que atravessam fronteiras.
O festival conta com o apoio do PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e é financiado pelo Grupo Dasa.