Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Em Movimento

Sueli Carneiro lança livro ‘Dispositivo de Racialidade’

19/03/23

Após 18 anos desde que foi defendida na USP (Universidade de São Paulo), a tese de doutorado da filósofa Sueli Carneiro é publicada em livro.

Em “Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser”, a ativista analisa os mecanismos do racismo e aponta que o enfrentamento deve ser feito através da luta coletiva, onde o cuidado de si e dos próximos são emancipatórios. 

“Me deixou bastante satisfeita tentar oferecer às novas gerações a possibilidade de leitura de compreensão da questão racial no Brasil no ápice da sua complexidade. Espero ter conseguido contribuir”, disse durante a coletiva de imprensa feita em Geledés – Instituto da Mulher Negra na última segunda-feira (13). 

Na construção da tese, Sueli utilizou elementos apontados por Michel Foucault em “A História da Sexualidade” e a teoria do contrato racial do afro-jamaicano Charles Mills para explicar o domínio das relações raciais, que chama de dispositivo de racialidade.




Foto: Natália Carneiro

O dispositivo se efetiva através do epistemicídio, que inferioriza o negro intectualmente e o anula como sujeito. Contudo, todo o dispositivo de poder possui sua própria resistência e é nesse contexto que Sueli fala sobre a importância da autoestima, do resgate da memória e a força do coletivo. 

Ao longo de 2022, a Casa Sueli Carneiro promoveu a roda “Lendo Sueli Carneiro”, com mediação de Valerya Borges. Em 2023, Taína Silva Santos facilitará os encontros para ler a tese da ativista, agora publicada em livro, e debater pontos-chave do texto.

“Quando vejo que existem grupos de estudos da tese formado por mulheres e jovens negros, a tese cumpriu seu papel político e estratégico”, pontua. “Quero ver esse trabalho como uma caixa de ferramentas em que se encontre instrumentos para adensar a reflexão, protagonismo político e fortalecimento da luta antirracista”.

Sueli Carneiro também é uma das pensadoras presentes no curso Ler o Brasil, onde apresenta recortes da tese. A filósofa almeja que a obra seja uma base para “os que sofrem e os que lutam”.

Sueli Carneiro com comunicadores e estudantes/ Foto: Natália Carneiro

O lançamento ocorrerá no dia 21 de março, às 19h, no Sesc Vila Mariana. O evento contará com a distribuição de 200 senha para autógrafos no foyer do teatro, 30 minutos antes da mesa.

Serviço:

Encontro com Sueli Carneiro. Participação de Bianca Santana e Yara Frateschi

Local: Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana)

R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Para mais informações, acesse: sescsp.org.br

Compartilhar