Memória Negra

O Reconhecimento da Casa Sueli Carneiro como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus

Por Ionara Lourenço

O Programa Pontos de Memória, concedido pelo IBRAM, tem como objetivo apoiar ações e iniciativas que valorizem a memória social. Os Pontos de Memória trabalham a memória de forma participativa e dinâmica, priorizando aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses das comunidades. Além de promover o protagonismo comunitário, os Pontos de Memória contribuem para o desenvolvimento sustentável, fortalecem tradições locais e impulsionam o turismo e a economia regional.

Criado em 2009, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela preservação de acervos culturais. Em agosto de 2023, o IBRAM concedeu à Casa Sueli Carneiro a certificação como Ponto de Memória, reconhecendo-a por seu comprometimento com a museologia social e o desenvolvimento comunitário em âmbito nacional. 

Desde sua fundação em 2021, a Casa Sueli Carneiro tem desenvolvido constantemente atividades relacionadas à cultura, educação, museologia social e desenvolvimento comunitário em nível nacional. Com a sede prestes a ser aberta ao público, a Casa Sueli Carneiro proporcionará acesso a documentos e registros que contam a trajetoria da filosofa e ativista no protagonismo negro no Brasil. 

Este é um momento de grande alegria! Fazer parte da primeira gestão da Casa Sueli Carneiro e ter a oportunidade de contribuir com este momento histórico, resultado do brilhante trabalho que a equipe vem realizando em tão pouco tempo.

A certificação da Casa Sueli Carneiro como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus é uma conquista que reconhece o importante papel desempenhado pela organização na preservação da memória e na promoção do ativismo-intelectual-político negro.

Compartilhar
Pesquisar