Nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, mais de 250 representantes de organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos estiveram em Maceió, Alagoas, revisitando as ações da Coalizão no último ano e definindo propostas de incidências para 2024. No 20 de novembro, subimos a Serra da Barriga, onde, no século XVII, estava o Quilombo dos Palmares
O encontro homenageou a Sociedade Protetora dos Desvalidos na figura da presidente Lígia Margarida. Criada em 1832, a Sociedade é a organização negra mais antiga e longeva do movimento negro brasileiro, e pela primeira vez tem uma mulher na presidência. Também foram feitas reverências a Mãe Bernadete Pacífico, sacerdotiza do candomblé, liderança quilombola e coordenadora da Conaq, assassinada em 17 de agosto de 2023.
Além de promover debates sobre a conjuntura, o encontro convidou a momentos de cuidado, facilitados pela psicóloga Cátia Cipriano, de Peregum; Rosa Marques, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Vanessa Beco, da Pretas em Movimento. A mesa sobre reparação, mediada por Bianca Santana, da Casa Sueli Carneiro, ofereceu um panorama de perspectivas e experiências diversas sobre o tema, com convidadas de diferentes países da diáspora africana nas Américas: Tania Ramires (Uruguai), Sheila Walker (EUA), Amanda Hurtado (Colômbia), Federico Pita (Argentina), Juanita Francis (Equador) e Juliana Góes (Brasil).
Composta por 293 organizações do movimento negro brasileiro, a Coalizão Negra por Direitos destaca a urgência de enfrentarmos as diferentes violências contra pessoas negras, reiterando que “enquanto houver racismo, não haverá democracia.” A Casa Sueli Carneiro integra a Coalizão desde 2021 e foi representada no Encontro pela assistente de comunicação Isabela Alves, a coordenadora de comunicação Natália Carneiro, e a coordenadora de projetos, Taina Silva Santos, além da diretora executiva Bianca Santana, que também participou da reunião presencial da secretaria operativa da Coalizão no dia 17.
Os encontros anteriores da Coalizão Negra aconteceram em São Paulo, no ano de 2019, e em Olinda, Pernambuco, em 2021. Para mais informações sobre os encontros da Coalizão, acesse o site oficial.