Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais
Memória Negra

Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais

A Casa Sueli Carneiro selecionará dez projetos, iniciativas ou práticas negras de soluções ambientais das diferentes regiões do país. Cada projeto selecionado participará do Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais da Casa Sueli Carneiro e receberá R$10.000,00 (dez mil reais), além de suporte técnico para o registro e a divulgação das práticas. Grupos interessados podem se inscrever até 22 de maio de 2022.

O Laboratório de Memória Negra e Soluções Ambientais da Casa Sueli Carneiro propõe-se a registrar memórias, abrigar experiências e sistematizar práticas negras de soluções ambientais promovidas por coletivos, entidades, organizações e movimentos negros. Essas soluções costumam ser invisibilizadas pelo racismo que impregna todas as estruturas do país, das relações humanas às institucionais e ambientais, fazendo com que saberes milenares de relacionamento saudável com o meio ambiente sejam desconsiderados, inclusive por organizações ambientalistas.

FOCO NA PRODUÇÃO DE MEMÓRIA NEGRA

O Laboratório integra a estratégia de produção de memória da Casa Sueli Carneiro como possibilidade de enfrentamento ao racismo. Nele serão documentadas práticas em diferentes formatos comunicacionais e artísticos, pelas próprias organizações negras.

NATUREZA DAS PROPOSTAS, AÇÕES OU PROJETOS

Experiências e práticas negras de soluções ambientais promovidas por coletivos, entidades, organizações e movimentos negros do campo e das cidades que possam ser registradas, sistematizadas e divulgadas.

QUEM PODE SE CANDIDATAR

Coletivos, entidades, organizações e movimentos negros do campo e das cidades interessadas em gerar narrativa e produções artísticas sobre o protagonismo negro na agenda ambiental, em diálogo com ativistas, suas tradições e tecnologias, produtores e participantes de projetos negros de cunho ambiental, de diferentes faixas etárias, formações e localizações geopolíticas.

COMO SE CANDIDATAR

Inscreva-se até o dia 22 de maio de 2022

NÚMERO DE PROPOSTAS A CONTEMPLAR

10 (dez)

APOIO FINANCEIRO A CADA PROPOSTA SELECIONADA

R$10.000,00 (dez mil reais)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

04 a 22 de maio de 2022

Compartilhar