Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Em Movimento

Casa Sueli Carneiro abre inscrições para grupos interessados em participar de Festival 

30/04/23

Até o dia 15 de maio, estão abertas as inscrições para grupos de ativismo, cultura, educação e artes interessados em integrar a 2ª edição do Festival Casa Sueli Carneiro.

O Festival contempla uma programação múltipla, descentralizada e autogestionada, realizada pela Casa Sueli Carneiro e por parceiras e parceiros. Queremos entregar a Sueli, na data de seu aniversário, o carinho e a admiração que lhe dedicamos, modelados pela criatividade das pessoas e instituições que queiram integrar o Festival. Ao presentear Sueli Carneiro, ofereceremos a todo mundo uma programação vivaz e acolhedora, que estimula encontros, ideias e respiro.

QUEM PODE APRESENTAR PROPOSTAS AO FESTIVAL

As atividades propostas por parceires, grupos, coletivos, organizações da sociedade civil, organismos de cultura, educação e artes, podem acontecer no formato de seminários, aulas abertas, leituras, diálogos, mostras, debates, oficinas, cursos, palestras, apresentações artísticas entre outros. Esperamos que sejam eventos autônomos, autofinanciados e autogestionados, que abordem aspectos da obra ativista e intelectual de Sueli Carneiro, de seu legado e memória viva em expansão.

SOBRE A CASA SUELI CARNEIRO

A Casa Sueli Carneiro é uma instituição negra ancorada pelo legado ativista e intelectual de Sueli Carneiro, que se dedica a acolher produção, ativismo e pensamento negro, e a sistematizar reflexões, expressões, experiência e acontecimento, ampliando a visibilidade e a abrangência do pensamento ativista-intelectual-político negro no Brasil e suas interfaces com o pensamento brasileiro e de outros países da diáspora e do mundo. 

É um espaço de memória, formação e ativismo negro, com sede no imóvel onde a pensadora viveu por 40 anos. A casa foi espaço informal para inúmeros encontros entre intelectuais e ativistas dos Movimentos Negro e de Mulheres Negras e abriga, agora institucionalmente, expressões e linguagens orientadas pelo legado ativista-intelectual em movimento de Sueli Carneiro. 

Sueli Carneiro, nome-inspiração da Casa, é símbolo, referência, liderança do feminismo e do Movimento Negro brasileiro. Ela participa dos movimentos em busca de justiça social, racial e de gênero desde o final da década de 1970. Foi uma liderança importante na criação das primeiras políticas reparatórias para pessoas negras no país. Sua atuação tem sido essencial para inserir gênero e raça na agenda pública, além da formulação e implementação de ações e políticas. É uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra, doutora em educação e uma das lideranças mais ativas nas transformações e ganhos para a população negra no Brasil nos últimos 45 anos.

As ações e projetos da Casa Sueli Carneiro são mantidos por doações de investimento social privado e de pessoas físicas. 

Compartilhar