Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Programação

Durante o mês de junho, o 2º Festival Casa Sueli Carneiro celebra o aniversário da ativista

17 de junho a 25 de junho

Conjunto de eventos tem abertura no dia 17 de junho

O festival é dedicado à promoção do legado intelectual de uma das maiores ativistas brasileiras que atua na luta contra o racismo, o sexismo e as opressões sociais, Sueli Carneiro. As atividades foram pensadas com o objetivo de enaltecer o legado de Sueli e suas contribuições ao pensamento feminista negro.

A curadoria do evento é de Luanda Carneiro Jacoel, filha de Sueli e coordenadora de programação da Casa, além de Natália de Sena Carneiro, coordenadora de comunicação da instituição.

Neste ano, a programação tem atividades promovidas pela Casa e projetos autogestionados. A celebração ocorrerá em diversos formatos, como leituras, mostras de documentários, oficinas, palestras e apresentações artísticas.

Confira abaixo a programação da Casa Sueli Carneiro:


22 de junho 

Horário: 18h30

Bate-papo de lançamento do livro “Raízes e Asas: cuidar da memória para fortalecer a autonomia negra“.

Publicado pela editora Oralituras, o livro é fruto da segunda edição do curso “Fazeras de Memórias Negras”, realizado pela Casa Sueli Carneiro em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo
*Teremos distribuição gratuita de livros <3

Local: Fundação Rosa Luxemburgo
Endereço: R. Ferreira de Araújo, 36 – Pinheiros, São Paulo

23 de junho 

“Lendo Sueli Carneiro”

Horário: 17h

Encontro presencial do grupo de leitura do livro “Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser

Desde 2019, a Casa Sueli Carneiro promove um grupo de leitura da tese de doutorado que Sueli defendeu em 2005 na Universidade de São Paulo (USP) e que neste ano foi publicada em livro pela Companhia das Letras

Os encontros ocorrem quinzenalmente pelo Google Meet e durante o Festival haverá uma edição presencial  com Taína Silva Santos, atual mediadora dos encontros e coordenadora de projetos da Casa, e Valerya Borges, executiva de Diversidade, Equidade e Inclusão, que cuidou da mediação do grupo em 2022.

Local: Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: R. da Consolação, 94 – República, São Paulo
Inscrições abertas aqui.

 

24 de junho 

“Memórias Negras no Butantã” com o coletivo Cartografias Negras
Descubra os pontos negros do bairro Butantã com o projeto Cartografias Negras. A caminhada finalizará na sede do grupo cupuaçu, espaço de celebração da cultura afro-brasileira.

Horário: 11h

Ponto de partida: P3 da USP

Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3200
Inscrições abertas aqui. 

24 de junho 

Lançamento do documentário Bixiga: Caminhos para Saracura

A Casa Sueli Carneiro produziu o documentário  Bixiga: Caminhos para Saracura, com o objetivo de retratar a luta de resistência do Quilombo do Saracura, em São Paulo, que está inserido em um importante espaço no Bixiga desde o século XIX. Os vestígios do Saracura foram encontrados durante escavações da linha 6-laranja do Metrô.

Horário:18h

Endereço: Rua Lourenço Granato, 148

25 de junho 

Horário: 10:00-12:00
Roda Literária para crianças, com Heloísa Pires de Lima

Na praça próxima à sede da Casa Sueli Carneiro, Heloísa Pires de Lima lerá para crianças dois livros de sua autoria. Heloísa compõe o Conselho Consultivo da Casa  e também é a curadora das Rodas Literárias. 

Livros:
“Comedor de Nuvens”, Heloisa Pires Lima, Editora Paulinas
“Cara de Espelho”, Heloísa Pires Lima, Editora Salamandra

Local:  Praça Laerte Garcia da Rosa

Horário: 10h às 12h
Participação mediante inscrição

Confira abaixo a programação das atividades autogestionadas:

17 de junho

Roda de Conversa – Saúde Mental na Acadêmia: sob o olhar da raça e do gênero, com as Psicólogas Kelen de Jesus, Laryssa Cristina e a Terapeuta Renilda Gonçalves

Horário: 10h

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim 660 – Vila Buarque – São Paulo

Vagas: 50

Descrição: Vamos abordar nesta roda, a importância da saúde mental, e como somos afetados dentro das exigências, espaço, abordagem e integração dentro da academia, quando voltados e direcionados às questões de raça e gênero.

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/zt1VRd9oB1tSNkcr9

Redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bios: 

Kelen de Jesus (CRP: 06/111266): Psicóloga com mais de 10 anos de experiência, é estudiosa dos efeitos do racismo na saúde mental da população negra. É Pós-graduada em Saúde Mental, Psicoterapia Junguiana (Analítica) e Psicopedagogia. É membra dos grupos de estudos em Psicologia Africana no Instituto Sankofa e do Diversidade, Corpo e Saúde, do DIVERSITAS/USP e Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Laryssa Cristina (CRP: 06/187449): Formada em psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua na área Clínica e Social com abordagem psicanalítica para adultos e adolescentes. Ao longo da Graduação completou seus estudos para o Letramento racial, e saúde mental voltada para o pertencimento e inclusão.

Renilda Gonçalves (Crefito 39.703-F): Terapeuta Transpessoal e Multidimensional, com mais de 20 anos de experiência. Psicoterapeuta Holística, Master em PNL, Bacharel em Fisioterapia, especialista em Acupuntura, Hipnoterapeuta.

Oficina “Dispositivo de Racialidade e Escritas Subversivas” 

Horário: 11h-13h

Local: Laboratório Ádapo  

Endereço: Rua José Leite Penteado, n 349 – Jardim Campo Belo, Campinas (CEP: 13053-142)

Link para informações: https://instagram.com/lab.adapo?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Link para inscrição: (em breve formulário disponível no @lab.adapo)

A proposta de atividade consiste em uma oficina ministrada pelos educadores Vinícius Santana (@vi.naum) e Layne Gabriele (@laynegabriele), cujo título é “Dispositivo de Racialidade e Escritas Subversivas”. A ideia é abordar aspectos centrais que se referem aos conceitos carneirianos desenvolvidos no livro “Dispositivo de Racialidade: A construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser”, em específico o dispositivo de racialidade e o epistemicídio. Com base na exposição sobre os conceitos, a proposta é discutir a função da escrita e suas consequências na realidade social experienciada pelas pessoas negras e periféricas. Com isso, buscamos propor uma troca de ideias sobre o livro para compartilhar vivências e valorizar a importância intelectual e militante de Sueli Carneiro.

Roda de Conversa – O direito a partir da perspectiva negra Com Alessandra Nogueira, Dra. Claudia Patricia Luna e Instituto Pro Bono

Horário: 13h30

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim 660 – Vila Buarque – São Paulo

Vagas: 50 

Descrição: Vamos abordar a partir da perspectiva jurídica, o quanto as desigualdades, atravessamentos sociais e o racismo, são pontos culminantes de violações de Direitos Humanos e Sociais das pessoas negras garantidos por lei.

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/cG1fbSuNNKXfFSbGA

Perfil das redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bios:

Alessandra Garcia Nogueira Lucio: É Coordenadora e Idealizadora do Coletivo Itéramãxe. Mulher Preta. Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes. Advogada há 24 anos, atuante em Direitos Humanos, Penal  e Racial, Pós-Graduada em Processo Penal e Direito Penal Aplicado pelo EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Pós-Graduada em Direito Público e Direitos Humanos pela UNINOVE e Mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (DIVERSITAS/USP).

Claudia Patricia Luna: é advogada atuante, na defesa e garantia dos direitos das Mulheres em Situação de Violências desde 1997. Membro da DEFEMDE – Rede Feminista de Juristas, Pós-Graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Pós–Graduada em Direito Previdenciário e em Direito Acidentário. Diretora Executiva da Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres , Organização afiliada às Redes FEMAMA e Vital Voices Global Partnership. (vitalvoices.org). Presidente do MCTP – Movimento Nacional Contra o Tráfico de Pessoas.

INSTITUTO PRO BONO: Fundado em 2001, o Instituto Pro Bono atua para combater a desigualdade de acesso à justiça atendendo, de forma gratuita, populações vulneráveis e organizações da sociedade civil, por meio do estímulo à advocacia voluntária e à produção de conhecimentos jurídicos.

20 de junho

OFICINA – Perspectivas acadêmicas em sexualidade e gênero com participação de Beatriz Garcia e Bruna Lavinas

Horário: 19h30

Local: Meet – Remoto – Link: https://meet.google.com/epx-qspc-gdv

Descrição: Propormos refletir e dialogar sobre possibilidades, interesses de pesquisas e os locais a partir da sexualidade e de gênero na universidade, em especial em programas de pós. O que se tem pesquisado? Quais programas são mais flexíveis? São algumas das diversas temáticas presente em nossa oficina.

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/DxCpLf75P1MmZ9pP7

Perfil das redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bios:

Bruna Lavinas Jardim Falleiros: Psicologa desde 2007. É Doutoranda em Mudança Social e Participação Política (EACH – USP). Mestra em Filosofia (EACH – USP). Especialista em Sexualidade Humana (FM – USP). Foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (gestão 2016-2019). É membra voluntária da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evariso Arns (Comissão Arns).

Beatriz Garcia: Preta e mulher cis lésbica. Graduanda de Medicina pela UERJ, atualmente no 7° período. Desenvolve projetos de extensão nas áreas de Humanidades em Medicina e Saúde Pública. E é Colaboradora do coletivo Itéramãxe.

21 de junho 

Encontro Mensal de Articulação MND: Celebrando Sueli Carneiro

Horário: De 19h às 21h

Local: Sala do Zoom

Link para mais informações: https://www.instagram.com/mulheresnegrasdecidem/

Link disponibilizado no dia da atividade, por motivos de segurança. 

Redes sociais:@mulheresnegrasdecidem/

Roda de Conversa Porque mentorar, porque orí-entar. Com Kelly Quintiliano, Daniela Oliveira e Daniela Ernest

Horário: 19h30

Local: Meet – Remoto – Link:  https://meet.google.com/kap-jubk-kvv

Descrição: Em um bate-papo bem gostoso e online, abordaremos a importância de mentorias preparatórias a partir do cuidado, do afeto, e do sentimento de pertença. Orí-entar é a junção da palavra orientar com a palavra orí. Orí é a nossa cabeça, aquela que nos guia, que comanda nossa vida, que nos faz crescer, intelectualmente e como pessoa, é aquela que pode possibilitar um caminho feliz, enquanto orientar é a ação e o efeito de colocar-se em um determinado caminho, percurso, rota, destino ou lugar.

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/zNiNALTSu6nHNkdJA

Perfil das redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bios:

Kelly Quintiliano: Mulher, negra, mãe e avó. Mentora do Coletivo Itéramãxe. É especialista em Direito Público pela EPM. Mestranda em ciências humanas e sociais pela UFABC. Atua na educação popular, em especial pensando em diversidade de gênero e letramento racial

Daniela Oliveira: Mulher preta, periférica e candomblecista. Mentora do Coletivo Itéramãxe. É graduada em Pedagogia UNISA, Pós-graduada em Gestão de projetos culturais CELACC (ECA/USP), Mestranda pelo Diversitas/USP. Membro do Coletivo Iteramãxê. Coordenadora Pedagógica da prefeitura de São Paulo e formadora na Divisão Pedagógica da Diretoria regional de educação da Capela do Socorro.

Daniela Carolina Ernest: Mentora do Coletivo Itéramãxe. É licenciada em biologia, especialista em microbiologia e biotecnologia. Mestra em ensino de ciências e Doutoranda em ciências pelo PPGHDL da FFLCH/USP. Pesquisa decolonialidades no currículo e formação de professores de ciências.

22 de junho

Roda de conversa no Degase BXD

Local: DEGASE- CAI Baixada

Horário: 13h00 às 15h00

Endereço: R. Olavo Batista, 40-258, Redentor, Belford Roxo

Redes sociais: instagram.com/movimentacaxias

Tecendo linhas e palavras

Horário: 17h

Local – Assado na Vila

Endereço – Rua Jorge Rudge, 60, Vila Isabel, Rio de Janeiro

Link para mais informações – Tecendo linhas e palavras

Perfil das redes sociais – @selmariaescritora, @assadonavila

23 de junho 

“Exibição do filme Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes

Horário: 15h

Local: Transmissão pelo Youtube

Sueli Carneiro, uma vida intensamente preta.

Horário: 18h

Local: Casa das Pretas

Endereço: Rua dos Inválidos 122. Lapa. Rio de Janeiro RJ

Redes sociais: @casadaspretas

24 de junho 

Roda de Mulheres do Morro do Sapo

Horário: 9h00 às 11h00

Local: Galpão do Dadá

Endereço: Francisca Tomé, 693- CPX da Manguerinha

Redes sociais: instagram.com/movimentacaxias

Mulheres Negras Resistem: território, raça/cor e gênero

Horário: 10h 

Rede social Instagram (atividade remota): @mulheresnegrasresistemce

Link para inscrição: https://forms.gle/hqYvLWuDbFw2KvAk7  

Perfil das redes sociais: @mulheresnegrasresistemce

OFICINA – Escrita Criativa com Maria Ribeiro

Horário: 10h

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim 660 – Vila Buarque – São Paulo

Vagas: 80

Descrição: Nesta oficina será proposto aos participantes criar uma relação afetiva e cuidadosa com a escrita. Deixar fluir, ser livre e criativo. Porque escrever, para quem, com quem, onde, são algumas das diversas possibilidades da escrita criativa.

Terá transmissão da atividade no canal do Instituto: https://www.youtube.com/channel/UCeR_tdJdjTQ7DZIPXguAx0w

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/zSpvZs1eDyCXzbP98

Perfil das redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ e https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bio:

Maria Ribeiro é Cientista social e Mestra pela PUC-SP, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/Paris-Diderot), Professora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP) e faz parte da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE/PUC-SP).

Roda de Conversa A presença negra na pós Com Edineia Gonçalves, Eliane Alves (Coordenadora da Escola Pós-Graduar/UFABC) e Amanda Silva (Coordenadora do Coletivo Itéramãxe)

Horário: 13h30

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim 660 – Vila Buarque – São Paulo

Vagas: 80

Descrição: Em um bate-papo bem gostoso abordaremos a presença de pessoas negras nos cursos de pós-graduação, desafios de permanência, de ingresso, as mudanças e as violações destinadas a este grupo. Bem como, as diversas formas de atuação e de resistência que nascem a partir da ocupação das pessoas negras nas instituições de Ensino Superior.

Terá transmissão da atividade no canal do Instituto: https://www.youtube.com/channel/UCeR_tdJdjTQ7DZIPXguAx0w

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/8KZDbAxAPgqgcj5J6

Redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bio:

Amanda Silva de Paula: É Coordenadora de Apoio Organizacional e de Mentores do Coletivo Itéramãxe. Mulher Preta, Capoeirista, Periférica. Pedagoga, Recreadora Cultural, Artista pelo Kmt Artes. Especialista em “Processos Didático-Pedagógico para cursos de Modalidade a Distância” (UNIVESP). Especializando-se em Estudos Africanos e Afro-brasileiros pela Universidade Federal do ABC. Mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (DIVERSITAS/USP). É membra do grupo de pesquisa Africanidades, Mulheres e Educação Antirracista nas infâncias e do grupo 3PAC/8M – Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva a partir do Gênero, ambos da UFABC.

Edneia Gonçalves: Coordenadora Executiva Adjunta na Ação Educativa. Membra da Assessoria de Pesquisa e Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política da Ação Educativa. Socióloga com longa experiência na elaboração e avaliação de projetos sociais e educacionais. Formadora de equipes gestoras e docentes principalmente da Educação de Jovens e Adultos. Atua desde 2004, como formadora e coordenadora de projetos de cooperação técnica internacional em países africanos lusófonos.

Eliane Alves: Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS/UFABC). Coordenadora adjunta do grupo Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC/UFABC), do CNPq. Coordenadora adjunta da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar/UFABC). Pesquisa associada ao Afro-Latin American Research Institute (ALARI/Harvard, 2020-2022). Doutora em Sociologia (2011) pela Universidade de São Paulo, onde se formou em Ciências Sociais (2002). Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França (2010).

Apresentação Cultural: Deus é uma Mulher Preta (Em homenagem a Sueli Carneiro) Com Luana Bayo e Fábio Faustino 

Horário: 16h00

Local: Ação Educativa

Endereço: Rua General Jardim 660 – Vila Buarque – São Paulo

Descrição: Venha curtir conosco, um dia muito especial de música, de afetos, de ancestralidade e de muita alegria pela vida e trajetória de Sueli Carneiro. 

Terá transmissão da atividade no canal do Instituto: https://www.youtube.com/channel/UCeR_tdJdjTQ7DZIPXguAx0w

Link para mais informações: linktr.ee/iteramaxe

Link para inscrição: https://forms.gle/RzzJzm4j73LxCrsP9

Redes sociais: https://www.instagram.com/iteramaxe/ https://www.iteramaxe.com.br/

Mini-Bio:

Luana Bayo é uma mulher negra em movimento, cantora, educadora e compositora paulistana de Campo Limpo, São Paulo. Tem um trabalho primoroso fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Já integrou coletivos como, o Bloco Afro Ilu Inã, Companhia Treme Terra, Companhia Ataré de Teatro e o grupo Massembas de Ialodês. Finalista do Prêmio Profissionais da Música 2023 na categoria Samba.

Fábio Faustino, é educador, baterista, percussionista e compositor paulista, compôs o álbum “mago” com referência na ancestralidade afro-brasileira.

Oficina de criação de marcadores de página

Horário: 13h às 15h

Local: Sesc Campo Limpo

Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel, São Paulo

*Materiais disponibilizados pela Imagine e Desenhe

Redes Sociais: @imagineedesenhe   

Aplicação do jogo Minhas Raízes – Traçando Histórias

Horário: Das 14:00 às 17:00 hrs

Local: Corujinha Brinquedos

Endereço: Rua Sinfonia Italiana, 41 – Jd. São Bernardo, São Paulo/SP

Perfil das redes sociais: @nosraizes no Instagram

SOBRE A CASA SUELI CARNEIRO

A Casa Sueli Carneiro ocupa a construção onde a ativista e pensadora Sueli Carneiro viveu por 40 anos. Foi um espaço informal para inúmeros encontros entre intelectuais e ativistas do movimento negro e do movimento de mulheres negras e abriga, agora institucionalmente, expressões e linguagens orientadas pelo legado ativista-intelectual em movimento de Sueli Carneiro.

Sueli Carneiro é símbolo, referência, liderança do feminismo e do movimento negro brasileiro. Sueli participa dos movimentos em busca de justiça social, racial e de gênero desde o final da década de 1970. Foi uma liderança importante na criação das primeiras políticas reparatórias para pessoas negras no país. Sua atuação tem sido essencial para inserir gênero e raça na agenda pública, além da formulação e implementação de ações e políticas. É uma das fundadoras de Geledés Instituto da Mulher Negra. Doutora em educação, é graduada em filosofia e tem textos publicados em português, inglês, espanhol e alemão.

A Casa Sueli Carneiro se propõe a acolher produção, ativismo e pensamento negro, ancora e sistematiza reflexões, expressões, experiência e acontecimento, ampliando a visibilidade e a abrangência do pensamento ativista-intelectual-político negro no Brasil e suas interfaces com o pensamento nacional e internacional. A Casa Sueli Carneiro fortalece o campo do ativismo e pensamento negro no Brasil e no mundo.

Será aberta ao público para consultas, pesquisas, atividades culturais e educativas. Facilitará o acesso a inúmeros documentos, fotografias, recortes de jornais, cartas que contam a história do protagonismo negro nos últimos 40 anos é muito importante neste momento do Brasil, em que cresce o interesse por conteúdos antirracistas e produzidos por mulheres negras.

A Casa Sueli Carneiro tem como propósito constituir articulação do pensamento ativista-intelectual de Sueli Carneiro em expressões e linguagens negras de continuidade de memória e resistência. E propõe fazer isso incorporando e reforçando continuamente autonomia, independência, liberdade, inovação, memória, precisão, olhar crítico, auto-referência,interdependência, intergeracionalidade, ativismo, indignação e acolhida.

Compartilhar