Casa Sueli Carneiro
Conheça nossos sites:
Programação

Rodas Intelectuais com Ochy Curiel e Sueli Carneiro

28 de julho
19H

A Casa Sueli Carneiro realiza segundo encontro de Rodas Intelectuais.  

Este mês, teremos a presença de Ochy Curiel e Sueli Carneiro para debater sobre o artigo: 

“A desnacionalização da população dominicano-haitiana: uma análise da matriz de
opressão de raça, sexo, classe e origem nacional”
, escrito por Curiel e publicado na Revista Anos 90.

O diálogo também será facilitado por Ana Flávia Magalhães e Luanda Carneiro Jacoel.

As Rodas são parte da programação da Casa SC e tem como objetivo gerar um espaço de encontro, troca e diálogo entre intelectuais negros(as), sobre suas obras, produções e desafios dentro e fora da academia.

Sobre Ochy Curiel:

Dominicana afro-caribenha, residente na Colômbia. Ativista do movimento lésbico-feminista, antirracista, do feminismo autônomo e um dos referentes do feminismo decolonial. É cofundadora do Grupo Latino-Americano de Estudos Feministas, Formação e Ação (GLEFAS). É também cantora e compositora com duas produções musicais: Marginal e Ellas/Nosotras.

Doutora e mestra em Antropologia Social e Universidade Nacional da Colômbia. Especialista em Ensino Superior, menção Ciências Sociais e Bacharel em Serviço Social. Professora-pesquisadora da Universidade Nacional da Colômbia e da Universidade Javeriana de Bogotá, Colômbia.

Possui diversas publicações nas quais se destaca o livro: A nação heterossexual, Análise do discurso jurídico e do regime heterossexual a partir da antropologia da dominação (2013) e A Coup d’etat: Sentence 168-13. Continuidades e descontinuidades do racismo na República Dominicana (2021) e foi coeditora de vários livros e artigos nos quais articula raça, classe, sexo, sexualidade e nação.

Sobre Sueli Carneiro:

Filósofa, escritora, ativista negra brasileira, feminista e antirracista. Uma das principais intelectuais do país e referência do feminismo negro nacional, tem uma trajetória de décadas dedicada ao enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira. Co-fundadora e coordenadora executiva do Geledés — Instituto da Mulher Negra (1988). Autora da tese “A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser” (USP, 2005).

Data: 28 de julho

Somente para as primeiras 50 pessoas inscritas

Plataforma: Google Meet

Duração: 2 horas

Compartilhar