A atuação das Mulheres Negras na 68ª CSW

Geledés – Instituto da Mulher Negra, Criola e Casa Sueli Carneiro
Amanda Laysi Pimentel dos Santos, Carolina Almeida, Elida de Aquino, Iradj Eghrari, Leticia Leobert, Maria Sylvia Oliveira, Natália de Sena Carneiro, Patrícia Oliveira de Carvalho
2024

Esta cartilha tem como objetivo apresentar os principais esforços de organizações de mulheres negras que marcaram a 68ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), entre os dias 11 e 22 de março de 2024, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA). O fórum deliberou sobre “O Empoderamento Econômico das Mulheres no Mundo do Trabalho em Mudança”. A participação ativa de organizações como Geledés – Instituto da Mulher Negra, Criola e Casa Sueli Carneiro foi resultado de treinamentos intensivos realizados desde outubro de 2023, que preparou essas organizações para uma atuação eficiente nos mecanismos internacionais, além de atuar na sala de negociação para intervir no relatório final da CSW.

Os esforços contínuos das organizações citadas acima  garantiram que a voz das mulheres negras estivesse representada nos documentos oficiais da CSW. Isso resultou na inclusão do parágrafo 35 do documento final do fórum. Além disso, durante eventos paralelos e intervenções ao longo da CSW, a sociedade civil mostrou a importância de uma articulação dialogada com parceiros estratégicos para influenciar na atuação dos representantes de Estado.

A atuação na CSW não foi apenas uma presença física e intelectual, mas também uma oportunidade para influenciar positivamente as políticas e compromissos dos Estados Membros em relação à igualdade de gênero e a promoção da autonomia das mulheres e meninas afrodescendentes. Esta cartilha detalha essas conquistas e destaca a relevância do trabalho contínuo para promover a igualdade de gênero e a inclusão das mulheres afrodescendentes nos espaços de decisão internacionais. Confira: 

Compartilhar
Pesquisar